14/01/2022 23:50
Concurso Polícia Penal RS: edital com 80 vagas é publicado



Para quem sonha em se tornar um servidor público, uma nova oportunidade acaba de surgir! Acontece que o Governo do Rio Grande do Sul lançou o edital do novo concurso público da Polícia Penal do estado (Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul - SUSEPE).

O documento prevê a ofertas de 80 vagas, que serão divididas entre os cargos de Agente Penitenciário Administrativo, Agente Penitenciário e  Técnico Superior Penitenciário.

As inscrições para o certame ocorrerão no período de 14 de janeiro a 14 de fevereiro de 2022, no site da banca organizadora FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência. A taxa de inscrição é de 92,64 reais para os cargos de nível médio e 211,15 reais para os de nível superior.

A realização da fase objetiva está marcada para acontecer na data prevista de 27 de março deste ano. No entanto, tudo pode mudar em decorrência da pandemia de Covid-19.

Além das Provas objetivas, estão entre as fases do certame o Teste de Aptidão Física (exceto para o cargo de Técnico Superior Penitenciário), a Avaliação Dissertativa (apenas para o cargo de Técnico Superior Penitenciário), a Investigação Social e a Avaliação Psicológica.

No TAF, serão cobrados os exercícios de flexão do tronco, flexão de braços sobre o solo e corrida de dois mil e quatrocentos metros. A fase objetiva, por sua vez, contará com questões das seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Legislação Aplicada / Direito
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Gerais / Específicos
A remuneração inicial oferecida pelo órgão, atualmente, varia de R$ 4.500 a R$ 8.500, para uma carga horária de 40 horas semanais.